sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CIDADE ONDE AS ÁGUAS SE ENCONTRAM

São José do Norte “MUI Heróica Villa”

Venham conhecer nossa cidade, onde você irá encontrar belíssimas paisagens, tranqüilidade, simplicidade, riqueza histórica e um povo hospitaleiro. 


             A origem do nome da cidade de São José do Norte apresenta duas versões:
            A primeira versão surgiu em virtude da crendice de que os primeiros habitantes da região, depositavam crença em São José e os historiadores acrescentaram o restante do nome, "do Norte", porque era o Município que ficava ao norte do município de Rio Grande.
 A segunda versão conta que o nome "São José" era em homenagem ao rei do Portugal, D. José I. Na noite de 6 de julho de 1767, as tropas portuguesas, após violentos combates, expulsaram os espanhóis que haviam dominado o território e novamente nossas terras ficam sob o domínio de Portugal. Volta a ser hasteada a bandeira lusa e por ser o aniversário do rei D. José I, nosso Município, até então chamado de Norte, Arraial do Norte e Povo do Norte, recebeu o nome de São José do Norte.
A cidade guarda importante parte da história do Rio Grande do Sul. Foi palco de um importante combate da Revolução Farroupilha e devido a esse episódio recebeu o título de Mui Heróica Villa, por meio do Decreto Imperial de 25 de outubro de 1831. Em 31 de março de 1938, a vila de São José do Norte foi elevada a categoria de cidade.
            O município de São José do Norte, possui área de 1.118,109 km2 e está localizado na Planície Costeira do Rio grande do sul, está distante aproximadamente cerca de 372 quilômetros da capital do estado, faz parte de uma península situada entre o oceano Atlântico e a Laguna dos Patos. A população é de aproximadamente 25 mil habitantes (IBGE 2010).

LIMITES

  • Norte: Laguna dos Patos
  • Nordeste: Município de Tavares
  • Leste: Oceano Atlântico
  • Sudeste: Oceano Atlântico
  • Sul: Canal do Norte e Molhes da Barra - RS
  • Sudoeste: Estuário da Laguna dos Patos
  • Oeste: Laguna dos Patos
  • Noroeste: Laguna dos Patos
Localização de São José do Norte no mapa do Rio Grande do Sul



Mapa da cidade: conheça um pouco mais.



VIAS DE ACESSO A SÃO JOSE DO NORTE


 As principais vias de acesso a cidade são:
 Pela Laguna dos patos, através de lanchas para a travessia das pessoas e barca para transporte de veículos, o que constitui um belíssimo passeio turístico aos nossos visitantes.
Se preferir pela BR-101, hoje asfaltada.


ECONOMIA









                                
            Agricultura (Plantio de arroz e cebola);
            Indústria e comércio;
            Pecuária e pesca;
            Turismo ecológico e litorâneo.

      Destacando-se a cebola, o arroz e o pinus como principais riquezas agrícolas do município.

EVENTOS


Semana do Município
Em 25 de outubro, comemora-se a emancipação política do município. Durante esta semana são desenvolvidos seminários, palestras, semana do livro, grupos de teatro, amostras de artistas nortenses, exposições de artesanato local e shows.
Parabéns, São José do Norte, por seus 180 anos!
Outros eventos de nossa cidade:
Festas religiosas: Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e Festa de Iemanjá;
Rodeios tradicionalistas, entre eles destacam-se o CTG Estância Real (Bujuru);
Acampamentos Religiosos Evangélicos: Na localidade do Barranco e São Caetano, durante o carnaval, Adventistas e Batistas realizam um acampamento dedicado a meditação e ao lazer.

PONTOS TURÍSTICOS

            Alguns pontos turísticos de nossa cidade:
1-Igreja Matriz São José
2-Doca Municipal
3-Prainha e atracadouro
4-Praça Intendente Francisco José Pereira
5-Barra do Estreito
6-Praia do Mar Grosso
7-Farol da Barra

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

1-Sobrado Chaffic
2-Solar dos Imperadores
3-Casa de Cultura
4-Casa castro
5-Antiga Intendência e Prefeitura Municipal
6-Frigoria
7-Sobrado Gibbon

A ESCOLHA DA ESCOLA

     
    A motivação da escola escolhida é por se tratar de uma escola do centro da cidade, que fica próxima do local onde resido atualmente. Outro fator decisivo, foi por ser uma das escolas que visitei em minha saída a campo, na qual fui muito bem recebida, onde a direção se prontificou a sempre que eu precisasse estar com as portas abertas para me receber.

HISTÓRICO DA ESCOLA

      ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL "MARQUES DE SOUZA"
Situada na rua Marechal Floriano, 196.
São José do Norte-RS.
Inauguração Oficial em 14 de outubro de 1940.
      A Escola é a mais antiga do Município, completou 70 anos no dia 14 de outubro de 2010, investindo no que há de melhor: o Ser Humano!
      A Escola é administrada por uma equipe diretiva, conta com a supervisão Escolar, Monitora, secretários, 47 professores e 10 funcionários.
       Atualmente atende a uma clientela de 849 estudantes, com atividades nos turnos  manhã, tarde e noite assim distribuídos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e educação de Jovens e adultos (EJA).
      Os alunos que estudam nesta escola, a grande maioria reside em seu entorno, ou seja, no centro da cidade ou áreas próximas. Durante a observação do entorno tive a oportunidade de falar com diversas pessoas, uma das mães de aluno que estuda na escola reside na rua 15 de Novembro, no Bairro João Landel, porém a mesma matriculou o referido aluno na escola, pois trabalha no centro da cidade e se torna mais viável trazer a criança para escola, quando vem para o trabalho.
      Ainda durante este processo de descobertas do entorno da escola, enquanto falávamos sobre o público atendido na escola, a professora disse que a maioria dos alunos são do centro da cidade, devido a escola ser a mais antiga do município sua estrutura não está adequada a grande demanda, um exemplo disto que hoje as salas modernas de outras escolas comportam  até 40 alunos, enquanto as mais antigas tem capacidade apenas para 25 alunos.
      Os alunos que estão matriculados na escola, geralmente só saem da mesma, quando concluem o fundamental, por isto não surgem muitas vagas, ou seja, a porta de entrada para matricular os alunos na escola é através da Educação Infantil. 

SOBRE A ESCOLA

      Segundo a professora, com a qual tive uma conversa informal, sobre os aspectos gerais da entidade escolar, a escola em questão é aberta a comunidade, contando com a participação maciça dos pais ou responsáveis, desde reuniões para entrega de boletins até atividades mais simples. Fato notório, é que os pais se envolvem, ativamente com as propostas da escola, exemplo disto são os ensaios das Bandas Mirim e Juvenil, que são coordenadas pelas mães e supervisionado pela escola. A Banda da E.E.E.F Marques de Souza é considerada de destaque em nosso município, já recebeu inclusive a premiação de Bicampeã no estado.
      A escola está enganjada em projetos, que visam o desenvolvimento de seus alunos, associada a participação da comunidade. O projeto do momento é " Mais Educação", o qual oferece atividades extracurriculares aos alunos. Dentro deste projeto são desenvolvidas: a matemática lúdica, rádio "atividades de locutor" (lingua portuguesa), futsal e Taekwondo (lutas marciais), ministrado por monitores habilitados. Durante o recreio são desenvolvidas atividades recreativas, as quais são de responsabilidade de alunos  de séries mais avançadas, com intuito de incentivar a frequencia, disciplina e responsábilidade dos educandos, que deixam de dirigir as funções exercidas na escola, se não preencherem os requisitos estabelecidos.

ENTORNO DA ESCOLA

      No entorno da escola percebe-se grande movimentação da população, pois ali se concentram lojas, farmácias, mercado, Banco do Brasil e Banrisul, Posto de Saúde, Agencia dos correios, rodoviária, sindicato dos Trabalhadores Rurais, hidroviária e Posto de abastecimento de Veículos, barca, etc...
      

VÍDEO DO ENTORNO DA ESCOLA E ARREDORES

FONTES DE PESQUISA

http://www.saojosedonorte.rs.gov.br
http://www.rotaacoriana.com.br
http://www.panoramio.com/photo
http://www.ferias.tur.br
http://olharvirtual.blogspot.com
http://joaowaldirpenabola.blogspot.com
Histórico da escola EEEF Marques de souza
Conversa informal com mães de alunos e professores
Imagens do google

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Museu Imaginário

    Para começar o meu Museu Imaginário, quero parabenizar todas as Mães e em especial, a minha Amada Mãe Irene.
 
    trecho da música ( Pra Você, Paula Fernandes):

     " Eu quero ser pra você
       Braços abertos a te envolver
       E a cada novo sorriso teu
       Serei feliz por amar você"


                             

Mensagem


 



                                                          



                                                                                         

A todas as Mães

   Existe maior AMOR que aquele de uma verdadeira mãe, "digo AQUELA mulher" que deixa aflorar este sentimento e enraizar dentro de si. Ser Mãe é...ser dedicada, paciente, compreensiva, exigente, que tudo perdoa, que chora, que se preocupa, que briga, mas que acima de tudo ama. Acredito que não só este dia é o Dia das Mães, mas todos os dias existentes no mundo.

Pais E Filhos

Legião Urbana

Composição : Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá
Estátuas e cofres e paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu.
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender.
Dorme agora,
é só o vento lá fora.
Quero colo! Vou fugir de casa!
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo, tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três.
Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito.
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há.
Me diz, por que que o céu é azul?
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim.
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar.
Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais.
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há.
Sou uma gota d'água,
sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não te entendem,
Mas você não entende seus pais.
Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?
por Vinicius de Moraes-poesia completa e prosa

MINHA HISTÓRIA Meu nome é Flaviane, tenho vinte e nove anos, sou casada, tenho duas irmãs e um irmão, três sobrinhos e três sobrinhas. Sou filha de agricultores. Meu pai faleceu, quando eu tinha um ano de idade. Fomos criados somente por minha mãe, que se chama Irene, a minha heroína. Agradeço a Deus a cada dia pela saúde dela e por minha família, que é a minha maior riqueza. Devido a ausência da figura paterna em nossas vidas, passamos algumas dificuldades, mas minha mãe além de trabalhar na agricultura, buscava uma renda extra como diarista, para que o essencial não nos faltasse. Sou também uma pessoa otimista, verdadeira, séria e tímida, razão pela qual as vezes me passo por antipática, para quem não me conhece, gosto das coisas feitas com responsabilidade e dedicação, prefiro acreditar que tudo é possível e vai dar certo, acho que desta forma acabamos nos dedicando e as coisas acontecem desta maneira. Hoje, pela minha história de vida, adquiri alguns valores ao longo da minha trajetória, sempre traçando objetivos e indo em busca deles, superando as dificuldades. Trabalho no comércio, como Operado de caixa, também sou revendedora de produtos de beleza, Avon e Natura. Meu trabalho foi que me motivou a interromper meus estudos, na época pareceu a solução ideal, pois no comércio tudo se torna mais difícil. Optei pelo trabalho com o objetivo de contribuir na construção da minha casa e comprar um carro, para nosso lazer e também puder visitar a minha mãe e outros parentes no interior. Enfim, este é o resumo da minha história, gosto de relembrar o passado, pois acredito que ele nos serve como alavanca, que nos impulsiona para termos coragem de buscar nossas realizações do futuro. Hoje o desafio é concluir o curso superior e sair daqui formada. Razão pela qual agradeço a oportunidade de fazer parte desta turma. Boa sorte, para todos nós!!!!

Refletindo sobre o Museu Imaginário

    Através da criação do museu pude ir buscar coisas que fiz a bastante tempo que estavam esquecidas em minha memória, ou sejam, guardadas em minhas lembranças.
    Exemplo disto é a atividade que realizei em sala de aula, trazendo a novela que as crianças gostavam,que no momento era o objeto de interesse dos alunos, trabalhando com eles a montagam do morcego.

Memórias

    Gosto de assistir na TV, o Jornal Nacional, entre outras reportagens, pois desta forma nos mantemos bem informados e renovando nosso conhecimento. As vezes dou uma espiada em algumas partes das novelas. Lembro-me em especial de uma que se passava na Globo na época em que fazia meu estágio do magistério,chamava-se "O beijo do Vampiro", de Antônio Calmon, em 2002. As crianças adoravam.
    Então, tivemos em outubro,devido ao Dia das Crianças, atividades recreativas na escola, cada sala apresentava uma diferente da outra,onde os alunos participavam de todas, na minha sala criei o "BALÃO MORCEGO" foi um sucesso.

       Material necessário:

  Um balão preto e barbante:



  

Singela homenagem ao "Grande Amigo Zeméco"

    Pessoas assim, serão IMORTAIS, pois com seu talento e sensibilidade eternizou a beleza, sua simplicidade e alegria de viver, o tornaram um ser ÚNICO.

                                                 Foto tirada para o ORKUT de Zeméco
  

Sugestões de leituras Bíblicas...

    Provérbios: capítulos- 2 e 3
    Salmos: capítulos- 4, 46, 91 e 121
    Mateus: capítulos- 13 (Parábola do Semeador)

Procure e encontre!!!

    Leia a Bíblia! Você sempre irá encontrar palavras que respondam as suas dúvidas.

Mensagem para Despertar:

    " Tudo posso em Jesus Cristo que me fortalece."

Agradecimentos!!!

    Obrigada, a todos que visitarem meu Blog!!!!
    Espero que tenha gostado do meu Museu Imaginário.

terça-feira, 5 de abril de 2011

HISTÓRIA LOCAL As pessoas entrevistadas, assim como eu, são de origem simples e humilde, nasceram, cresceram e por muito tempo moraram no interior do Município, vivendo da pesca, agricultura e criação de animais para sobrevivência, assim foi o começo de suas vidas. A maioria dos moradores da nossa cidade, vinham da zona rural, para a zona urbana, em busca de melhores condições de vida, o êxodo rural. Nos relatos em geral, fizeram um retorno ao passado, falando das dificuldades que tinham antigamente, devido aos poucos recursos disponíveis da época. Onde se vivia com pouco ou quase nada, nas casas, as pessoas não possuíam , luz elétrica, aparelhos de rádio ou tv e cozinhavam em fogão a lenha. Os mantimentos eram comprados para o ano todo e eram financiados para serem pagos no final da safra, quando esta os possibilitavam. Observa-se que ao longo dos tempos os valores foram se transformando, antigamente as pessoas faziam dívidas para o final da safra e cumpriam o seu compromisso, atualmente muitos abalam seu crédito, porém não se importam com o fato, ou seja, os valores e a palavra do homem se perderam. Algumas ruas de nossa cidade, eram bem diferentes dos dias de hoje, pois até no centro da cidade existiam ruas que não eram calçadas, inclusive me disseram que atrás da Igreja Matriz haviam montes de areia, a rua Marechal Floriano era de barro, chegando a formar lama e o calçadão que passa para a rua General Osório, era chamado de beco. O Bairro João Landel onde está localizada a minha casa, ou como todos conhecem a Cidade Baixa, eram lagoas em outros tempos e onde hoje é a Cidade Alta, existiam grandes dunas, o meio ambiente foi se modificando através da ação do homem, atualmente este espaço é todo ocupado por casas. Devido ao crescimento desorganizado, sem planejamento, nestas áreas a maioria não possui calçamento e tratamento de esgoto sanitário, o que prejudica a qualidade de vida das pessoas que moram nestes bairros. Atualmente, com a mulher inserida no mercado de trabalho, contribuindo com as despesas da casa, as famílias tiveram acesso a muitos bens e serviços, que tornaram as atividades do cotidiano, mais práticas, pois se tem ao dispor luz elétrica, eletrodomésticos que desempenham varias funções, facilitando a vida das donas de casa, cozinha-se a gás, forno elétrico, microondas, etc. É claro, não se pode negar que, o avanço tecnológico e a modernidade trouxeram desenvolvimento, onde antes não existiam estradas e os transportes, eram por meio de charretes, carroças ,cavalos e outros.Hoje já existem estradas para facilitar o acesso e o conforto dos usuários que chegam a seus destinos de diversas formas, carros, motos, ônibus, entre outras. O crescimento populacional, provocou um inchaço do espaço urbano, crescendo também os problemas sociais, pois não havendo oferta de trabalho, associado ao fato da deficiência da mão-de-obra qualificada se agravam a questão da sobrevivência das pessoas, ocorrendo a expansão da marginalização, por conseqüência do uso de drogas,desemprego e a falta de informação. Concluímos que no passado e no presente vamos nos deparar com situações favoráveis e adversas, antes não tínhamos desenvolvimento, agredíamos menos a natureza, hoje buscamos constantes transformações e com isto degradamos o meio ambiente no qual vivemos, na busca por mais facilidades. Será que precisamos de tanto para viver?

                                                BARRINHA DA ESTREITO

SEJAM BEM VINDOS!!!

  Sou acadêmica do curso Licenciatura em Educação do Campo, meu nome é FLAVIANE.
     
   Abaixo seguem os textos História Local e Comunicação e Educação.

EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO A comunicação, entre os indivíduos é a forma mais antiga de se relacionarem e interagirem uns com os outros. O ser humano já nasce se comunicando, um exemplo disso é, o bebê e sua mãe, portanto a comunicação ao longo dos tempos vem evoluindo. A educação, por sua vez, na escola de antigamente, era mais complicada, pois o professor era único para atender alunos de 1º a 4º séries, ao mesmo tempo, na mesma sala, além de ter função de diretor e a responsabilidade da merenda dos alunos. Segundo me relataram ainda existem no interior, situações precárias como está, mas são bem menos freqüentes. Nos dias de hoje, a realidade é outra, as salas de aula comportam alunos de uma mesma série, que tem atenção especial do professor que os assisti, associado a uma educação voltada para as descobertas, construída com a realidade vivenciada dos educandos, através do desenvolvimento da comunicação que fornece uma bagagem cultural para estes alunos. Ocorre também, que no passado o professor era mais respeitado tanto pelos alunos quanto pelos pais, que apoiavam os métodos rigorosos ditados por uma educação mais conservadora. A realidade de hoje é outra, pois devido a todas as mudanças da educação e direitos assegurados, o professor se vê refém em sala de aula, chegando muitas vezes ao extremo de ser agredido. A sociedade em desenvolvimento não consegue nivelar o rigor e a liberdade demasiada, predomina a cultura, onde a maioria não dá limites aos filhos. Acredito que a comunicação e a educação estão fortemente ligadas. No passado a comunicação de fora do ambiente familiar era de difícil acesso, pois isto era feito por meio de cartas, recados, etc...algum tempo depois, as pessoas se comunicavam e recebiam notícias através do rádio, até chegar a televisão, onde poucas pessoas tinham poder aquisitivo para tê-las. As pessoas que possuíam tv naquela época, acabavam se reunindo na casa de amigos para assistir. A comunicação ao chegar na casa das pessoas, gera o desenvolvimento da educação, acesso a cultura, informação e notícias, entre outros. Atualmente a comunicação está disseminada entre as pessoas, tornando-se uma aliada eficaz, pois a maioria delas possui rádio, tv, celular, computador, etc... quem não tem seu próprio computador, tem formas de ter acesso a ele, com facilidade. As variadas formas de comunicação possibilitam maior eficácia da educação. Em tempos passados as dificuldades eram muitas, pois as pessoas não tinham todo este aparato, que hoje simplifica muito a vida. Hoje, com todo o avanço tecnológico, as pessoas têm acesso a educação pela internet, pode-se ir ao banco, pesquisar, obter informações, estar atualizado sobre as novidades do mundo, tudo isto pelo computador. O aspecto negativo desta evolução é o mal uso da tecnologia, onde muitas vezes não ocorre o contato direto entre as pessoas, ou então, o uso para crimes, golpes e outros fins maléficos e destrutivos. Concluímos então que, devemos utilizar dos meios de comunicação como recursos e em benefício da educação, tornando este desenvolvimento favorável e positivo nas escolas, nas comunidades mais distantes e pobres e na própria sociedade em geral.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CRIAÇÃO DO BLOG

                                                                                                                                                                         

   O blog foi criado como uma das primeiras atividades do curso, com a finalidade de mostrar algumas de nossas atividades.
    Pessoal, desculpem qualquer falha na extrutura, construção e apresentação do meu Blog.